Os Pães para Seu Queijos e Vinhos
- Queijo em Casa RJ
- 22 de set. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de set. de 2018

Denise Reis
Pães e vinhos são considerados a mais antiga combinação alimentar, e remontam à Grécia Antiga, onde pão embebido em vinho era considerado o almoço universal. Passando pela Bíblia, em passagens consagradas como a Santa Ceia, pães e vinhos se uniram na preparação de pratos tradicionais em vários países e culturas, e assim permanecem até hoje.
Na Europa, seu consumo se consagrou, e chegou ao Novo Mundo pelas mãos dos colonizadores. Especialmente em Portugal, a combinação ganhou fama de aumentar o leite das lactantes, o que originou as famosas “Fatias de Parida” (feitas com pão embebido em vinho), cuja receita foi sendo adaptada até chegar à nossa conhecida “Rabanada”.
Originadas na Roma do Século I, as rabanadas hoje são mais comumente feitas com leite, mas ainda são conhecidas como “Fatias de Parida” e preparadas com vinho em diversas regiões do Norte e Nordeste brasileiro, assim como a sopa de pão e vinho (Sopa do Cavalo Cansado), dita de propriedades fortificantes e afrodisíacas.
Como saber? De certo, o que podemos afirmar é que o pão é um ingrediente obrigatório em qualquer noite de Queijos e Vinhos, seja para complementar o queijo, seja para servir de base para os cremes e pastas ou para “limpar” o paladar entre a degustação de diferentes sabores.
Como selecioná-los e servi-los
Em primeiro lugar, tenha em mente que os sabores tanto do pão quanto do vinho não devem se sobrepor, mas sim complementarem-se. Assim, pães com sabores mais intensos devem ser combinados com vinhos idem, como os tintos. Pães mais leves vão bem com vinhos mais suaves, como os brancos. Evite, no entanto, os vinhos mais ácidos, porque esses oferecem uma combinação difícil com a grande maioria dos pães.
Sugestões de harmonização para queijos, vinhos e pães em três passos
PASSO 1 - Comece escolhendo os queijos Yema que você deseja oferecer a seus convidados
Claro que você pode escolher qualquer queijo para sua noite de queijos e vinhos, mas lembre-se de que é uma noite especial, em que você deverá oferecer a seus convidados uma experiência diferenciada. Portanto nada de oferecer apenas queijos que eles estão habituados a consumir no seu dia-a-dia, como frescal, prato ou muçarela. Esses são queijos que consumimos rotineiramente, em qualquer pizza ou sanduíche. Uma boa dica é escolher queijos especiais, como gorgonzola, brie, camembert, provolone, emmenthal ou mesmo a delicada muçarela de búfala ou uma deliciosa ricota defumada com pimenta.
PASSO 2 – Escolha os vinhos que se harmonizam com eles. Veja aqui nesse artigo como fazer isso.
PASSO 3 – Escolha os pães que se harmonizam com esses vinhos.
A regra que norteia a escolha dos queijos especiais também se aplica aos pães. Aqueles pães da padaria da esquina, que você consome todos os dias (alguns de textura quebradiça, devido ao excesso de bromato), devem ser evitados. Procure uma padaria de pegada mais diferente e artesanal para comprar os pães. Aqueles mais rústicos, de consistência mais compacta e ingredientes mais integrais devem ser os preferidos.
Veja as combinações clássicas:

Pão
Baguette
Vinhos
Cabernet Sauvignon e Pinot Grigio
De sabor fresco e ligeiramente ácido, esse pão de origem francesa pede vinhos suaves de uvas tradicionais do país.
Foto: Site Ana Maria Braga

Pão
Pão de Centeio
Vinho
Pinot Noir
Pão de sabor doce e suave, que é valorizado pela delicadeza desse vinho.
Foto: Site Receitas.ig

Pães
Integrais e Focaccias
Vinhos
Rosés
O rose é suave, vai combinar perfeitamente com o sabor mais pronunciado da Focaccia e do pão 100% integral. Mas lembre-se de escolher rosés mais doces para pães mais adocicados, e mais secos para pães com sabor mais forte.
Foto: Neia Senna - Site Life Cooler

Pão
Ciabatta
Vinho
Blanc de Noir
Para ressaltar o sabor da ciabatta a escolha é o champagne feito com uvas Pinot Noir (o chamado Blanc de Noir).
A acidez do champagne combina com a ciabatta.
Foto: Site Grande Viagem à Itália

Pão
Pão de Azeitona Preta
Vinhos
Sangiovese ou Nero d’Avola
Pão mediterrâneo, de sabor levemente amargo, pede um vinho tipicamente italiano.
Foto: Site Grande Viagem à Itália

Pães
Pães Gourmet
Vinhos
Malbec ou Syrah
Pães rústicos de sabores pronunciados, como alho, queijos fortes, nozes e passas combinam muito bem com vinhos também intensos e de personalidade, que valorizam seu sabor acentuado.
Foto: Site Palavra de Chef

Pães
Pães de Provolone ou Figo
Vinhos
Vinhos Brancos
Os vinhos brancos harmonizam com um tipo muito específico de pães: os feitos à base de provolone ou figo. Seu sabor suave não só permite que a característica marcante do queijo seja valorizada, como também não ofusca o discreto paladar do figo.
Foto: Site Luv Gourmet.

Pães
Pães Frutados e Doces
Vinhos
Riesling, Vinho do Porto e Champanhe
Pães frutados, com frutas cristalizadas, nozes e castanhas, como os Panetones, vão bem com os Rieslings, vinhos do Porto e Champanhe, e seu sabor levemente adocicado.
Foto: Site Mam-e
Comentários