Cada queijo com sua faca
- Queijo em Casa RJ
- 11 de mai. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de ago. de 2018
Aprenda aqui a escolher a faca certa para cada tipo de queijo, para dar um toque de sofisticação à sua noite de queijos e vinhos e intensificar o prazer da degustação para seus convidados.

1 – Queijos em Pasta (Cottage, Cream Cheese, Mascarpone, Requeijão etc.)
Para queijos em pasta utilize espátulas de patê

2 - Duros (Emental, Gruyère, Pecorino, Edam, Provolone, Gouda etc.)
A faca ideal para queijos de casca dura possui pontas que espetam o pedaço para quebrar e tirar lascas. Algumas possuem uma parte serrilhada

3 – Moles (Brie, Gorgonzola, Cheddar, Muçarela, Roquefort, Camembert etc.)
Os queijos cremosos como Brie, Mussarela ou cheddar devem ser cortados com uma faca que possua superfície maior para facilitar no momento de pegar a fatia.

Para queijos como o gorgonzola e roquefort que são macios e possuem estrutura marmorizada, o utensílio ideal para eles é o fio cortante ou Stilton Spatula para servi-los sem complicações.


Podem ser utilizadas também para os queijos moles as facas com furinhos, que facilitam na hora de tirar o queijo da mesma.

4 – Parmezão (Parmiggiano, Reggiano, Grana Padano, Faixa Azul etc.)
A faca mais recomendada para cortes de queijo parmesão possui ponta afiada, para fincar no queijo e quebrá-lo em pedaços.

5 - Faca Coringa (multiuso)
Na dúvida, ou não podendo investir em várias facas, uma boa faca coringa é a multiuso.

Além das facas,ainda temos a plaina, essencial para cortar o queijo em fatias finas para sanduíches, gratinados, rolinhos e demais preparos culinários.

Para receber as novidades desse blog registre-se no canto superior direito da página.